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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106943
Title: 
O Trabalho do Professor em Sala de Aula: ensinando a ler e a escrever
Other Titles: 
The Teacher’s Work in Classroom: teaching to read and to write
Author(s): 
Micotti, Maria Cecília de Oliveira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Abstract: 
  • Atualmente, a alfabetização como trabalho escolar encontra-se em situação bastante complexa. O ensino tem sido criticado, com freqüência, a ele são atribuídos os baixos desempenhos dos estudantes em leitura e escrita. A formação dos professores também é questionada por não ser adequada à realidade educacional do país. Na prática, observamos o embate de novas propostas pedagógicas – sobretudo da estruturação curricular em ciclos e do construtivismo - com as práticas que há muito tempo predominam no sistema de ensino. As interpretações das propostas pedagógicas não são uniformes no trabalho docente, variam com nas escolas e nas salas de aula. Muitas vezes, o construtivismo é confundido com antigos métodos. Como o ensino atual é afetado por propostas de mudanças pedagógicas complexas, a compreensão do que ocorre com a alfabetização pode ser facilitada com a distinção entre as práticas vinculadas a diversas concepções teóricas.O estudo da didática da alfabetização pode ajudar ao desenvolvimento desse processo por permitir identificar as transposições das diversas concepções teóricas para o trabalho escolar. Neste artigo, apresentamos uma visão geral das abordagens metodológicas e das práticas didáticas a elas correspondentes. Para isso, revisitamos os métodos de alfabetização, a proposta feita pedagógica elaborada por Paulo Freire para a alfabetização de adultos.
  • Currently, the alphabetization as pertaining to school work is a sufficiently complex situation. Education has been criticized, frequently; it is attributed to the student’s low performances in reading and writing. The teacher’s formation is also questioned by not being adjusted to the educational reality of the country. On the practice, we observe the shock of new pedagogical proposals - principally of the cycling curricular structure and the constructivism - with the practical ones that have been predominated for long time in the education system. The pedagogical proposals interpretations aren’t uniforms in teaching work; they vary with the schools and the classrooms. Many times, the constructivism is confused with old methods. As current education is affected by proposals of complex pedagogical changes, the understanding of what occurs with the alphabetization can be facilitated by the distinction between the practices entailed to the diverse theoretical conceptions. The study of the alphabetization didactics can help to the development of this process for allowing identifying the transpositions of the diverse theoretical conceptions to the school work. In this article, we present a general vision of the methodological boardings and the didactics practices that corresponds to them. For this, we revisit the alphabetization methods, the pedagogical proposal elaborated by Paulo Freire for the adults’ alphabetization.
Issue Date: 
23-Oct-2007
Citation: 
Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 15.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • métodos de alfabetização
  • aprendizado da leitura e escrita
  • Ensino Fundamental
Source: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/760
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/106943
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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