Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107139
- Title:
- Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
- Carvalho, Alonso Bezerra de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-8106
- Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.
- 1998
- Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107139
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.