Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107284
- Title:
- Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos / Recommended readings for Teacher Training Schools in Brazil and France (19th century): transfers of culture and pedag...
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
- 1808-1967
- Com o objetivo de contribuir para a democratização da memória escolar no Brasil, em especial, da história da formação de professores primários nas décadas finais do século XIX brasileiro (caso paulista) e francês, apresentam-se, resultados de pesquisas de doutorado, desenvolvidas mediante abordagem histórica centrada na análise da configuração textual de três documentos: 1. lista de livros da caixa nº 1 adquirida por Paulo Bourroul, Diretor da Escola Normal de São Paulo (1882-1884), quando de sua viagem à Paris em 1883; 2. lista de livros contidos no relatório de José Estacio Corrêa de Sá e Benevides, Diretor interino da Escola Normal de São Paulo em 1884; 3. Catalogue des bibliothèques des Écoles Normales (1887), publicados pelo Ministro da Instrução Pública e de Belas Artes da França, Jules Ferry. Constatou-se importantes aspectos da cultura escolar relativos ao “ensinar normalistas a ensinar” leitura e escrita decorrentes das transferências culturais e de modelos pedagógicos na relação/representação Brasil-França.
- 26-Jun-2013
- Patrimônio e Memória, v. 9, n. 1, p. 223-237.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- História da formação de professores. Escola Normal. Ensino inicial da leitura e escrita. Memória escolar. História da Educação
- http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/315
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107284
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.