Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107430
- Title:
- Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-8106
- Este trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas.
- 2011
- Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Sistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privado
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107430
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.