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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107504
- Title:
- Uma proposta de abordagem das relações semântico-cognitivas em processos de gramaticalização
- Lopes-Damasio, Lúcia Regiane
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-5794
- 0002-5216
- Este estudo propõe uma abordagem específica da mudança semântico-cognitiva, em processos de gramaticalização, a partir da exploração de graus de não discretude conceitual e complexidade cognitiva crescente, conforme estudos de Kortmann (1997) a partir de subordinadores de base adverbial. O universo de investigação é constituído de textos medialmente escritos (editoriais, cartas e e-mails) e falados (amostras do Banco de Dados IBORUNA), representativos dos séculos XVIII a XXI. Os resultados mostram que, em relação aos padrões de usos juntivos de assim focalizados a partir de Halliday (1985), a saber, juntor coordenativo conclusivo (P assim Q), comparativos, conformativos (P assim como Q), temporal (Assim que Q, P) e contrastivo (P, mesmo assim Q), a análise das relações semântico-cognitivas no processo de GR de assim forneceu-nos uma escala crescente de complexidade cognitiva associada à discretude semântica e uma especificação das relações interoracionais desempenhadas por esses padrões. Os resultados dessa análise permitiram a proposta de uma relação tridimensional de derivação entre os domínios cognitivos, apontando Modo como a macrofunção mais produtiva nos dados.
- 2-Dec-2011
- ALFA: Revista de Linguística, v. 55, n. 2, 2011.
- Relações semântico-cognitivas
- Gramaticalização
- Mudança
- Domínios cognitivos
- http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4736
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107504
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