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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107922
Title: 
Mapeamento do Uso do Solo Nas Sub-bacias dos Córregos São José e Água do Ventura, Bauru (SP)
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1808-8546
Abstract: 
  • O presente trabalho teve como objetivo, mapear o uso da terra das sub-bacias dos córregos São José e Água do Ventura no ano 2000, e verificar, como esta ocupação vem atuando nos processos de assoreamento dos corpos de água. O estudo teve como base, um mosaico em escala nominal aproximada de 1:10.000, produzido a partir de fotografias aéreas verticais do ano 2000, em escala nominal aproximada 1:30.000. Os resultados permitiram constatar que a pastagem foi a maior ocupação do solo, com 430,89 ha, correspondente a 65,21% da área estudada. Devido ao manejo inadequado do solo, é a cobertura vegetal que mais produz sedimentos por ocasião das chuvas, merecendo cuidados especiais para evitar os processos erosivos do solo. Foi constatado também, que os serviços de adequação e melhoria de estradas rurais, executados nas estradas municipais BRU-030 (antiga Bauru/Piratininga) e variante da BRU-030, atingiram seus objetivos, pois, praticamente, acabaram com a erosão das estradas, permitindo tráfego o ano inteiro, reduzindo o custo de manutenção das estradas e aumentando o abastecimento do lençol freático, além de outros benefícios.
  • This work aimed the soil occupation mapping of São José and Água do Ventura streamlet sub-basins over the year 2000 and to verify how this occupation has been acting on sedimentation processes of streams and rivers. The study was based on a 1:10,000 nominal scale mosaic obtained from vertical aerial photographs in the year 2000 in a 1:30,000 approximate nominal scale. The results allowed to verify that pasture was the largest soil occupation, comprising 430.89 ha, corresponding to 65.21% of the whole area. Due to inappropriate soil usage, pasture has accounted for the major sediment production. It has also been verified that services for rural road suitability and improvement which were performed on BRU-030 municipal road (Bauru/Piratininga old road) and its branch have reached their objectives as erosion has been ceased leading to a better motor traffic all year long. Other benefits such as reduction of road servicing cost and rising of soil water table have also been observed.
Issue Date: 
2002
Citation: 
Irriga, v. 7, n. 3, 2002.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/262
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107922
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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