Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108206
- Title:
- Notas de leitura: hegemonia, crise, Estado, totalitarismo
- Reading-notes: hegemony, crisis, State, totalitarism
- Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1984-0241
- 0101-3459
- Este artigo é o que o seu título indica: notas de leitura. Na tentativa de vincular atividade docente e investigação, procuro aqui sintetizar temas surgidos a partir dos cursos de Filosofia das Ciências Humanas do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual Paulista (ILCSE — UNESP, Campus de Araraquara). Temas para discussão, eles procuram alinhar formulações que unem questões Clássicas a problemas contemporâneos: a crise da sociedade burguesa e as origens do totalitarismo, a reprodução da maneira burguesa de ver o mundo, a conquista do aparelho de estado, e a revolução social, o pensamento liberal e o totalitarismo. Constitui tentativa (não certamente acabada) de escrever para o leitor-aluno e, ao mesmo tempo, resgatar uma referência a problemas teóricos que necessitam tratamento mais profundo.
- An attempt to link theoritical inquiry and teaching activities on Philosophy of human sciences. Conjuncture between classical questions and contemporany problems: the crisis of bourgeois society, the origens of totalitarism, the reproduction of bourgeois Weltanschauung, the conquest of state apparatus, social revolution, liberal thought and totalitarism. An attempt to write to the reader-student.
- 1982
- Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 5, 1982.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Crise
- totalitarismo
- aparelhos ideológicos de Estado
- reificação
- liberalismo
- democracia
- http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/1797
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108206
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.