Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108283
- Title:
- A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- 2177-580X
- O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.
- 25-Dec-2009
- Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6197
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108283
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.