Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108286
- Title:
- Concepções de educação ambiental e suas abordagens políticas: análise de trabalhos dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (I, II e III EPEAs)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2177-580X
- Este artigo analisa os trabalhos apresentados nos I, II e III Encontrosde Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Tem como corpusdocumental 61 trabalhos, definidos através de uma amostragem aleatóriaestratificada a partir das edições dos eventos. Seus objetivos são: ainvestigação do entendimento dado à dimensão política da educaçãoambiental, a caracterização das concepções de educação ambiental e aidentificação das abordagens políticas dessas concepções. Trata-se de umaanálise documental de abordagem qualitativa. A análise foi realizadaatravés das categorias: concepção emancipatória de educação, concepçãotransformadora da relação sociedade-natureza (que configuram umaconcepção transformadora de EA), concepção conservadora de educaçãoe concepção conservadora da relação sociedade-natureza (que definemuma concepção conservadora de EA). Sessenta e quatro por cento dostrabalhos foram compreendidos como concepção transformadora e os36% restantes foram considerados portadores de uma concepçãoconservadora. Dos 61 trabalhos, 18 relacionam educação ambiental com adimensão política.
- 2011
- Pesquisa em Educação Ambiental, v. 6, n. 1, 2011, p. 47-65.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6227
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108286
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.