Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108728
- Title:
- Estudos sobre a teoria e a prática da educomunicação a partir da experiência da E. E. Profª Avelina Palma Losso: a geografia no conteúdo do Informativo Avelina
- Costa, Adilson Aparecido
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- This research aims to verify how the discourse on the construction of Educomunication is transposed into practice at school . The material considered in this analysis is relevant content to the discipline of Geography and is an instrument of communication produced in the school environment : a newspaper , “Informativo Avelina de Palma Losso . This work also cares to consider the viability of implementing educomunicacionais projects in the public schools of São Paulo . Thus , it seeks to understand the relevance of Educomunication in the construction of knowledge by the student and the socialization of his knowledge with the community located around the school . We used as a working methodology a biographical redearch for a review of the concept of Educomunication and support of the analysis of “Informativo Avelina” of that school. As a result we find a review of the concept of Educomunication focusing thinkers in the Latin American context and a sense of trying to experience the practice of Educomunication at the public school environment
- A presente pesquisa tem o objetivo central verificar como o discurso sobre a construção da Educomunicação é transposto para a prática no espaço escolar. O material considerado em tal análise é conteúdo pertinente à disciplina de Geografia e se encontra em um instrumento de comunicação produzido no ambiente escolar: um jornal, Informativo Avelina de Palma Losso”. Este trabalho, ainda, se preocupa em considerar a viabilidade da implementação de projetos educomunicacionais nas escolas públicas estaduais de São Paulo. Dessa forma, busca compreender a relevância da Educomunicação na construção do saber por parte do aluno e na socialização de seus conhecimentos com a comunidade localizada no entorno da escola. Utilizamos como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica para a revisão do conceito de Educomunicação e sustentação da análise do Informativo Avelina da referida escola. Como resultados encontramos uma revisão do conceito de Educomunicação tendo como foco os pensadores no contexto latino-americano e uma noção da tentativa de vivenciar a práxis da Educomunicação no ambiente de escola pública
- 16-Aug-2013
- COSTA, Adilson Aparecido. Estudos sobre a teoria e a prática da educomunicação a partir da experiência da E. E. Profª Avelina Palma Losso: a geografia no conteúdo do Informativo Avelina. 2013. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 150 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Geography - Study and teaching
- Geografia - Estudo e ensino
- Comunicação na educação
- Comunicação e educação
- Educomunicação
- Ensino - Meios auxiliares
- Jornais
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108728
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.