Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109171
- Title:
- Família e escola: interfaces da violência escolar
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579831911
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Leila Maria Ferreira Salles e Joyce Mary Adam de Paula e Silva produziram nesta obra, resultado de pesquisas em ambiente escolar, um apanhado de reflexões que podem contribuir para a abordagem mais adequada do tema violência nas escolas. As pesquisas, realizadas em duas escolas públicas onde a violência era muito freqüente, mostram que os educadores conseguem perceber que há diferenças entre as famílias pobres no que tange à educação de seus filhos, compreendendo que apenas parte delas não consegue realizar de forma adequada essa tarefa. Mas os estudos também constatam que a escola mal percebe suas próprias limitações e seu despreparo para lidar com assuntos extremamente desafiantes, como a vulnerabilidade social dos jovens e suas dificuldades econômicas e idiossincrasias psicossociais. Em Família e escola - interfaces da violência escolar, as autoras ainda deixam claro que professores e diretores tendem a relacionar o comportamento violento de estudantes ao meio - ou seja, ao ambiente social e familiar em que eles vivem. E também que os docentes têm dificuldade para conviver com alunos e famílias das camadas sociais mais baixas. Ao levantar tais questões o livro possibilita uma ricareflexão sobre a complexa relação família-escola-violência escolar.
- 2011
- SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Família e escola: interfaces da violência escolar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831911.
- Cultura Acadêmica
- Violencia escolar
- Juventude e violência
- Educação - Participação dos pais
- Responsabilidade dos pais
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109171
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.