Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109190
- Title:
- Ensino de ciências e matemática, V: história e filosofia da ciência
- Caldeira, Ana Maria de Andrade
- Brando, Fernanda da Rocha
- Bertolli Filho, Claudio
- Talamoni, Ana Carolina Biscalquini
- Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
- Oliveira, Thais Benetti de
- Schneider, Eduarda Maria
- Meglhioratti, Fernanda Aparecida
- Justina, Lourdes Aparecida Della
- Sandrin, Maria de Fátima Neves
- Terrazzan, Eduardo Adolfo
- Silva, Caio Samuel Franciscati da
- Lopes Júnior, Jair
- Versuti-Stoque, Fabiana Maris
- Ribeiro, Job Antonio Garcia
- Cavassan, Osmar
- Souza Filho, Moacir Pereira de
- Boss, Sérgio Luiz Bragatto
- Caluzi, João José
- Gução, Maria Fernanda Bianco
- Carneiro, Marcelo Carbone
- Suart Júnior, José Bento
- Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro
- Cirino, Marcelo Maia
- Souza, Aguinaldo Robinson de
- Meneghetti, Renata Cristina Geromel
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
- 9788579832147
- Organizado por Ana Maria de Andrade Caldeira, este livro é composto por 16 capítulos escritos por professores e pós-graduandos de diversas especialidades científicas. Eles procuram problematizar questões fundamentais para o ensino de disciplinas como Biologia, Física e Matemática. Os autores apresentam estudos teóricos e empíricos com conteúdos extraídos da História e Filosofia das Ciências, tentando, ao mesmo tempo, lançar um olhar para a sala de aula, localizando e criticando conceitos que, eventualmente, são trabalhados de forma distorcida ou inadequada, com reflexos diretos e negativos na prática docente e na disseminação do conhecimento científico. Organizado de forma didática, o livro se divide em quatro grandes subáreas, cada uma delas agrupando estudos sobre diversos temas afins da Matemática, Física, Química e Biologia, respectivamente. O fio condutor da obra está na interface que todos os autores constroem entre o tema discutido e a História ou a Filosofia referentes aos quatro grandes blocos que o livro aborda. Embora denso e bastante específico, trata-se de um trabalho de leitura agradável.
- 2011
- CALDEIRA, Ana Maria de Andrade (Org.). Ensino de ciências e matemática, V: história e filosofia da ciência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832147.
- Cultura Acadêmica
- Ciencia - Estudo e ensino
- Matemática - Estudo e ensino
- Professores de ciencia
- Ciencia - Aspectos sociais
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109190
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.