Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109202
- Title:
- O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente
- Richter, Denis
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579832277
- A proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) - é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas. Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos. A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano. O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um novo olhar sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade.
- 2011
- RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277.
- Cultura Acadêmica
- Geografia - Estudo e ensino
- Cartografia
- Pratica de ensino
- Aprendizagem
- Cognição
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109202
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.