You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109219
Title: 
A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais
Author(s): 
Leone, Naiara Mendonça
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISBN: 
9788579833267
Abstract: 
Baseada em vasta bibliografia e em entrevistas com professores da rede municipal de ensino de Rancharia, região de Presidente Prudente (SP), a autora propõe possibilidades para o período inicial da docência, que compreende os anos durante os quais os professores precisam fazer a transição da condição de estudantes para a de docentes. Trata-se de um momento, segundo ela, crucial na carreira, repleto de tensões e aprendizagens e dotado de características próprias. É o período em que se constituem as principais marcas da identidade e do estilo que vão identificar o professor dali em diante. No entanto, as previsíveis dificuldades, expectativas e necessidades dos futuros professores costumam ser levadas em conta nesse período. Embora sejam comuns a todos, tais demandas deverão mais tarde se revestir de especificidades tidas como difíceis de prever. De acordo com a pesquisadora, uma solução estaria na planificação de programas de formação contínua que contemplem as necessidades formativas de professores novatos. Para a autora, isso só seria possível se uma compreensão melhor do contexto específico de trabalho desses profissionais e das dificuldades a eles impostas por esse contexto subsidiasse a planificação.
Issue Date: 
2012
Citation: 
LEONE, Naiara Mendonça. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833267.
Publisher: 
Cultura Acadêmica
Keywords: 
  • Educação - Estudo e ensino
  • Ensino superior
  • Professores - Formação
  • Avaliação educacional
  • Pratica de ensino
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109219
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.