You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109231
Title: 
No anfiteatro da anatomia: o cadáver e a morte
Author(s): 
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISBN: 
9788579833502
Abstract: 
Com foco na familiarização dos estudantes com o laboratório e com as peças cadavéricas, esta obra apresenta parte das conclusões da primeira etapa de uma ampla e inédita pesquisa cuja finalidade é possibilitar uma análise interpretativa dos processos de ensino e aprendizagem criados durante aulas de Anatomia Geral e Humana em cursos de Ciências Biológicas. Levando em conta aspectos históricos, sociais, científicos, psicológicos e culturais, a autora aborda temas como as concepções de morte desde os primórdios da cultura ocidental e, também, os tratamentos dados aos mortos, avaliando os ritos fúnebres às modernas técnicas científicas, além do desenvolvimento das práticas anatômicas desde a Antiguidade. A autora analisa o problema do suprimento de material anatômico e da espetacularização das dissecações públicas, que se mostrou fundamental no movimento de aceitação coletiva da prática anatômica. E expõe a história do ensino da ciência anatômica no Brasil, com ênfase na influência, que persiste até hoje, das ideias do médico italiano Alfonso Bovero, estreante em 1914 da cadeira de Anatomia da futura Faculdade de Medicina da USP.
Issue Date: 
2012
Citation: 
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. No anfiteatro da anatomia: o cadáver e a morte. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833502.
Publisher: 
Cultura Acadêmica
Keywords: 
  • Anatomia humana
  • Morte
  • Dissecação
  • Pesquisa qualitativa
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109231
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.