Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109241
- Title:
- A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579833601
- Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa
- 2012
- HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.
- Cultura Acadêmica
- Professores - Formação
- Professores de educação fisica
- Pratica de ensino
- Educação fisica
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109241
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.