Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109277
- Title:
- Uma pluralidade singular em O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca
- Alves, Rebeca
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579834554
- A autora investiga o romance O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca, publicado em 1994 e que se destaca por certa excepcionalidade dentro da obra do escritor, conhecido pelo uso da linguagem das ruas e pela ênfase nas situações de violência social - embora neste texto, publicado quatro anos após ter lançado Agosto, em que mesclava história e ficção para narrar os acontecimentos do mês em que Getúlio Vargas se suicidou, também volte a utilizar esses elementos. No livro, Fonseca debruça-se sobre a vida do compositor Carlos Gomes, famoso por sua ópera O Guarani, desde a sua partida de Campinas para o Rio de Janeiro de D. Pedro II, e depois para a Itália, onde encontraria a glória e o fracasso. O autor não se limita, porém, à simples narrativa histórica: investe também no hibridismo de gêneros, já que é contado para o leitor que o romance servirá de base para um filme de longa-metragem. Dessa forma, segundo a pesquisadora, Fonseca, empregando o recurso da metaficção, monta um jogo de simulacros e armadilhas, deixando o leitor indeciso se está diante de um material biográfico ou de um roteiro cinematográfico. Além da análise formal, o livro também discute as implicações trazidas pelo olhar inovador de Fonseca diante do cenário artístico e cultural da segunda metade do século 19
- 2013
- ALVES, Rebeca. Uma pluralidade singular em O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834554.
- Cultura Acadêmica
- Fonseca, Rubem, 1925-
- Gomes, Carlos, 1836-1896
- Literatura comparada
- Livros e leitura
- Literatura brasileira - História e crítica
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109277
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.