Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109312
- Title:
- Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?
- Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579834936
- O psicólogo angolano Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa, que atua na formação de professores em seu país, compara neste livro o modo como os professores de Angola pensam sua profissão com a forma como a percebem os professores do Brasil. E também promove uma ampla discussão sobre a subjetividade e o trabalho no mundo atual, a partir das experiências desses docentes. A obra busca entender o significado do trabalho para professores da rede pública dos dois países, analisando fatores relacionados ao propósito social, aspectos morais, oportunidade de desenvolvimento de potencialidades pessoais, autonomia, centralidade do trabalho, bem-estar psicológico e reconhecimento. Foram escolhidas classes do primeiro ciclo do ensino primário de duas escolas de ensino fundamental e médio, uma do município paulista de Assis e outra do município dos Gambos, na província de Huíla. De acordo com Costa, a inclusão da escola angolana no estudo deve-se à sua experiência como professor de ensino fundamental em Angola e a seu interesse em abrir um campo de pesquisas sobre o significado do trabalho naquele país que contextualizasse seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com o livro, Costa busca suprir a falta de estudos estratégicos para o desenvolvimento de Angola, escassos como reflexo, ainda, dos trinta anos de guerra civil, conflito que encerrado em 2002
- 2013
- COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: quais os significados para o trabalho docente?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834936.
- Cultura Acadêmica
- Trabalho - Aspectos psicologicos
- Motivação (Psicologia)
- Psicologia social
- Professores
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109312
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.