You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109983
Title: 
Currículos de formação de professores de língua portuguesa: instituições autônomas e o poder de sua história
Other Titles: 
Portuguese teachers education curricula: autonomous institutions and the power of their histories
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2176-6681
Abstract: 
  • Baseia-se em uma pesquisa interinstitucional que focaliza o âmbito mais amplo em que são formuladas e implementadas as políticas de formação de professores no Estado de São Paulo. Tem por objetivo contribuir para a elucidação das forças presentes em movimentos de reforma curricular nos cursos de licenciatura, cotejando dados e aspectos socioculturais e institucionais circundantes. A análise incide sobre projetos pedagógicos de dois cursos de Letras de duas universidades públicas paulistas. Essas instituições desenvolveram, nos últimos anos, projetos ou ações de formação de professores para a escola básica, e é nesse contexto que se inserem os projetos pedagógicos analisados, que são tomados como exemplos de caminhos diferenciados que as universidades traçam, influenciadas pela história de cada instituição. O procedimento de pesquisa adotado foi a análise documental e o conceito de currículo em processo orientou as reflexões desenvolvidas. Reafirma-se, como em outros estudos, que a necessária integração entre saberes pedagógicos e saberes provenientes da área de referência continua sendo tarefa difícil, que as circunstâncias na criação dos cursos e a formação superposta deixou suas marcas nas instituições e que as tentativas para superá-la constituem exemplos esparsos e não modelos generalizados, o que ressalta a relevância da continuidade das pesquisas sobre o currículo dos cursos de licenciatura.
  • The article is based on an inter-institutional research that focuses on the broader context in which policies for teacher education are formulated and implemented in the São Paulo state. Also, it aims to contribute to the elucidation of the present forces in movements of curricular reform in undergraduate courses, collating data and socio-cultural and institutional surrounding aspects. The analysis focuses on the educational projects of two Language courses of two public universities in São Paulo. These institutions have, in recent years, developed projects or actions of teacher training for basic school, and, it is in this context that the pedagogical projects are analyzed, that is, they are taken as examples of differentiated paths that universities create, influenced by their history. The research procedure adopted was based on document analysis; besides, the concept of curriculum in process also oriented the developed reflections. As in other studies, the paper reasserts that the necessary integration between pedagogical knowledge and knowledge from areas of ​​reference remains difficult. Also, that the existing circumstances in the creation of courses and the superimposed training left their marks on the institutions, and attempts to overcome them are sparse and do not represent generalized models. That emphasizes the importance of the continuation of research about the curriculum of undergraduate courses.
Issue Date: 
1-Apr-2014
Citation: 
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 95, n. 239, p. 55-72, 2014.
Time Duration: 
55-72
Publisher: 
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Keywords: 
  • formação de professores
  • currículo
  • educação superior
  • teacher training
  • curriculum
  • higher education
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812014000100004
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109983
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.