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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113686
- Title:
- John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil
- Amaral, Cláudio Silveira
- 9788539302048
- O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial londrina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trabalho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.
- 2011
- AMARAL, Claudio Silveira. John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302048
- Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
- 143 p.
- Editora Unesp
- Ruskin, John, 1819-1900 - Influência
- Desenho - Estudo e ensino
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113686
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