Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113725
- Title:
- Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo
- Gazoli, Monalisa Renata
- 9788579832222
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- FAPESP: 08/02068-3
- A obra esmiúça a chamada Série de leitura Proença, formada pelos livros didáticos de autoria do professor Antônio Firmino Proença (1880 -1946), usados na alfabetização de gerações de brasileiros especialmente em São Paulo, mas também em outros estados. As cinco publicações da série, escritas ente 1926 e 1928, foram reeditadas dezenas de vezes até meados dos anos 1950. Ao mesmo tempo, a autora traça uma biografia detalhada do autor. No livro, Monalisa Renata Gazoli investiga a proposta de Proença para o ensino de leitura do antigo curso primário, em continuidade à de alfabetização apresentada pelo autor na Cartilha Proença, de 1926, primeira publicação da coleção. A autora também analisa o método analítico de ensino de leitura e escrita da série, uma das principais linhas de alfabetização da época. O livro leva à comunidade acadêmico-científica informações e aspectos até então inexplorados da vida, da atuação profissional e da produção didática do educador paulista, como lembra a professora livre-docente Maria do Rosário Longo Mortatti, coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPGELLB).
- 2011
- GAZOLI, Monalisa Renata. Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. ISBN 9788579832222
- Coleção PROPG Digital (UNESP)
- 228 p.
- Cultura Acadêmica
- Proenca, Antonio Firmino de, 1880-1946
- Cartilhas - Brasil - História
- Leitura - História - São Paulo (Estado)
- Alfabetização - São Paulo (Estado) - História
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113725
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.