Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113732
- Title:
- Um (in)visible college na América Latina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Victoria Ocampo
- Silva, Jacicarla Souza da
- 9788568334263
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- A autora analisa a atuação de três importantes poetisas e escritoras latino-americanas - a brasileira Cecília Meireles (1901-1964), a chilena Gabriela Mistral (1889-1957) e a argentina Victoria Ocampo (1890-1979) - dentro do cenário cultural e literário do subcontinente durante as primeiras décadas do século 20, quando elas estabeleceram uma rede de contatos intelectuais e pessoais, principalmente através de cartas. De acordo com o trabalho, esta relação acabaria favorecendo uma atitude de reflexão acerca da própria condição a que elas estavam circunscritas, uma espécie de invisible college, como classificou a pesquisadora Ana Pizarro, citada pela autora. Com base neste conceito e a partir das cartas entre Gabriela Mistral e Ocampo, bem como entre Mistral e Cecília, o livro discute o diálogo estabelecido entre elas em torno especialmente da concepção de "americanidade", tendo como subsidio as suas próprias produções ensaística e literária, como também as correspondências que elas trocaram com o escritor mexicano Alfonso Reyes (1889-1959). A pesquisa também procura detectar até que ponto a postura intelectual dessas mulheres compactua com as suas respectivas atividades literárias.
- 2014
- SILVA, Jacicarla Souza da. Um (in)visible college na América Latina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Victoria Ocampo. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334263
- Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
- 263 p.
- Editora Unesp
- América Latina - Civilização
- América Latina - Aspectos culturais
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113732
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.