Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113739
- Title:
- O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi
- Paula, Luzia de Fátima
- 9788568334171
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Tentando compreender um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, a autora examina a proposta apresentada na coletânea O texto na sala de aula: leitura e produção, organizada pelo linguista e professor gaúcho João Wanderely Geraldi (1946-), na qual estão reunidos textos dele e de outros professores e pesquisadores. A abordagem do trabalho é principalmente histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, tendo a pesquisadora, para tanto, também localizado, recuperado, reunido e ordenado outros textos de Geraldi, de modo a analisar a configuração textual da coletânea e compreender o conjunto de aspectos constitutivos do sentido da proposta para o ensino de língua portuguesa segundo o linguista. Para a autora, essa proposta sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre o ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que começaram a ser veiculadas no Brasil a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica do que Geraldi defendeu para o ensino de língua portuguesa no país.
- 2014
- PAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334171
- Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
- 185 p.
- Editora Unesp
- Geraldi, João Wanderley, 1946-
- Língua portuguesa - Estudo e ensino - Brasil
- Língua portuguesa - Gramática
- Livros eletrônicos
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113739
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.