Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113746
- Title:
- As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
- Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro
- 9788568334164
- O trabalho tem como objetivo analisar as ideias e proposições das peças didáticas do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), buscando possíveis relações entre tais textos, vistos em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Para a autora, o estudo é justificado pelo fato de que essa temática contribui para a compreensão dos processos pedagógicos, possibilitando a discussão das práticas educacionais na escola. A pesquisadora procede a um amplo estudo histórico e documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contêm. Compõe em seguida um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo a trabalhos científicos, órgãos censitários e um debate entre três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo através da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora estabeleceram, juntas, variadas e ricas possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização por meio das peças didáticas de Brecht.
- 2014
- GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334164
- Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
- 132 p.
- Editora Unesp
- Alfabetização
- Professores - Formação
- Prática de ensino
- Aprendizagem
- Educação de adultos
- Alfabetização de adultos
- Jovens - Educação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113746
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.