Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114242
- Title:
- Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
- Pedagogical Practices Narratives of Teachers who teach Mathematics in Childhood Education
- Azevedo, Priscila Domingues De
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- 0103-636X
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- This article identifies the production, recognition and redefinition of methodological knowledge and mathematicians shown in oral and written narratives of teachers in Childhood Education, when they gather in a group collaborative study on mathematics education in childhood. This is a qualitative research which, through content analysis, showed evidence of professional development manifested by the group participants in the process of continuing education. Methodological approaches resized by teachers in the process of forming the group, mathematical knowledge possible to work from the games, and aspects of collaborative learning that occurred in the group were identified from the narratives. In summary, it is emphasized that the produced narratives became an element of reflection and continuous education, because they could be more aware of their own practice, reflect, evaluate, and improve their pedagogical work.
- Este artigo identifica a produção, o reconhecimento e a ressignificação de conhecimentos metodológicos e matemáticos que se revelaram nas narrativas orais e escritas de professoras da Educação Infantil, quando reunidas em um grupo de estudo colaborativo sobre a Educação Matemática na infância. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, pela análise de conteúdo, evidenciou indícios de desenvolvimento profissional manifestados pelas participantes do grupo em processo de formação continuada. Identificaram-se, a partir das narrativas, as abordagens metodológicas redimensionadas pelas professoras no processo de formação no grupo; os conhecimentos matemáticos possíveis de trabalhar a partir de jogos; e os aspectos da aprendizagem colaborativa que ocorreu no grupo. Em síntese, destaca-se que as narrativas reflexivas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão e formação docente, pois puderam tomar mais consciência de sua própria prática, refletir, avaliar e aprimorar seu trabalho pedagógico.
- 1-Aug-2014
- Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 857-874, 2014.
- 857-874
- UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
- Narrativas de Professoras
- Educação Matemática na Infância
- Formação Continuada de Professores
- Grupo Colaborativo
- Narratives of Teachers
- Mathematical Education in Childhood
- Continuous Education of Teachers
- Collaborative Group
- http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114242
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.