Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114713
- Title:
- Indícios de subjetividade na fala de uma criança psicótica: um olhar para as hesitações
- Indicios de subjetividad en el habla de una niña psicótica: una mirada sobre las hesitaciones
- Signs of subjectivity in the speech of a psychotic child: a look upon hesitations
- Secretaria Municipal de Educação de Marília
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2176-2724
- This study, performed under a linguistic-discoursive prism, aimed to: (1) describe the moments in which occurred hesitations in the utterances of a psychotic child diagnosed with Language Disorder; and (2) determine the extent to which these moments (also) can indicate aspects of a subjectivity trying to emerge in this child. Data were extracted from a speech therapy session with a ten year old female child. Concerning the fi rst goal, from a total of 362 utterances produced by the child, only 74 (20%) had hesitation traces, while 288 (80%) did not. Concerning the second goal, the utterances with hesitation traces occurred in situations of: topic development, especially in the form of complementarity; introduction of new topic; return to the previous topic; refuses to the topic; enunciative incompleteness. The high percentage of utterances without hesitation traces (80%) is explained because they are highly predictable from the context, mostly in situations of ritualized adjacent pairs, oftentimes in situations of immediate specularity. The reduced percentage of utterances with hesitation traces are explained precisely by the fact that, unlike those without traces, in these ones, signs of a subjectivity that tries to emerge and show itself in the discourse production are detected. With the development of this study, we tried to emphasize the view at the hesitations as marks of subjectivity – in other words, evidences of confl icting relationships between the subject and the others that constitute the utter. The concern was also about bringing to the fi eld of Speech Pathology discoursive linguistic refl ections based on data extracted from symptomatic contexts of language.
- Este estudo, desenvolvido sob prisma linguístico-discursivo, teve como objetivos: (1) descrever os momentos em que ocorreram hesitações em enunciados de uma criança psicótica com diagnóstico de Distúrbio de Linguagem; e (2) verificar em que medida esses momentos (também) podem indiciar aspectos de uma subjetividade que parece emergir nessa criança. Os dados foram extraídos da filmagem de uma sessão de terapia fonoaudiológica de uma criança do gênero feminino, com 10 anos de idade. Como resultados: em relação ao primeiro objetivo, de um total de 362 enunciados produzidos pela criança, apenas 74 (20%) apresentavam marcas hesitativas, enquanto 288 (80%) não apresentavam. Em relação ao segundo objetivo, os enunciados com marcas hesitativas ocorreram em situações de: desenvolvimento de tópico, especialmente sob forma de complementaridade; introdução de novo tópico; retorno a tópico anterior; recusa a tópico; incompletude enunciativa. O elevado percentual de enunciados sem marcas hesitativas (80%) explica-se por se tratar de enunciados altamente previsíveis pelo contexto, sobretudo em situações de pares adjacentes ritualizados, muitas vezes em situação de especularidade imediata. Já o percentual mais reduzido de enunciados com marcas hesitativas explica-se justamente pelo fato de que, diferentemente daqueles sem marcas, neles, detectam-se indícios de uma subjetividade que parece emergir e se fazer mostrar na produção discursiva. Com o desenvolvimento deste estudo, procurou-se ressaltar o olhar para as hesitações enquanto marcas de subjetividade – ou seja, indícios de relações conflituosas do sujeito com os outros que constituem o dizer. Teve-se, também, a preocupação de trazer para o campo da Fonoaudiologia reflexões linguístico-discursivas baseadas em dados extraídos de contextos sintomáticos da linguagem.
- Desde una perspectiva pragmático-discursiva, este estudio se propone: (1) describir los momentos en que ocurrieron hesitaciones en los enunciados de una niña psicótica con diagnóstico de trastornos del lenguaje y (2) comprobar en qué medida esos momentos (también) pueden considerarse indicios de aspectos de una subjetividad que comienza a manifestarse. Los datos provienen de una sesión de terapia de fonoaudiología de una niña de 10 años de edad. Como resultados: Respecto del primer propósito, de un total de 362 enunciados producidos, solo 74 (20%) presentaban marcas de hesitación, mientras 288 (80%) no presentaban. Respecto del segundo propósito, hubo enunciados con hesitaciones en situaciones de: desarrollo de un tema, especialmente en la forma de complementariedad; introducción de un tema nuevo; vuelta al tema anterior; rechazo del tema; incompletud enunciativa. El alto porcentaje de enunciados sin marcas de hesitación (80%) puede justifi carse porque se trata de enunciados altamente previsibles por el contexto, sobre todo en situación de pares adyacentes ritualizados, muchas veces en situación de especularidad inmediata. Ya el porcentaje más reducido de enunciados con marcas de hesitación se explica justamente porque, a diferencia de los anteriores, en estos se detectan indicios de una subjetividad que parece emerger y manifestarse en la producción discursiva. Se pretende, a partir de este estudio, destacar el papel de la hesitación como marca de subjetividad, es decir, indicios de relaciones de confl icto del sujeto con los otros que constituyen el decir. Se aspira, asimismo, a incorporar al campo de la Fonoaudiología refl exiones lingüístico-discursivas que resultan del análisis de datos provenientes de contextos sintomáticos del lenguaje.
- 2012
- Revista Distúrbios da Comunicação, v. 24, n. 2, p. 185-197, 2012.
- 185-197
- Aquisição de linguagem
- Disturbios de linguagem
- Hesitação
- Discurso
- http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11971
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114713
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.