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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114742
Title: 
Ocorrência de artigos em periódicos científicos a respeito da formação continuada de professores de educação infantil para a atuação com crianças com deficiência
Other Titles: 
  • Aparición de artículos en periódicos científicos respecto a la formación continua de maestros de educación infantil para la actuación con niños con deficiencias
  • Articles in scientific journals that address professional development of teachers of children with disabilities
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1519-8227
Abstract: 
  • The professional development of teachers to work with children with disabilities is a recurring theme in the literature, as it is one of the keys to effective educational inclusion. However, studies carried out so far have mainly focused on training elementary school teachers. Given this context, this study sought to investigate: the occurrence of articles whose main objective is professional development for teachers of early childhood education to work with children with disabilities; and the methodology used in the professional development programs assessed by those papers. Articles published from 1990 to 2012, in the following journals, were analyzed: Educação e Pesquisa (USP), Revista Psicologia Escolar e Educacional, Pro-Posições (Unicamp), Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial (UFSM). After selecting the journals, the titles of all articles published within the period considered were read. Articles deemed relevant articles were read in full, and analyzed, according to the purposes of this research. The results indicated that within the period considered, and based on the journals chosen for investigation, there were no specific articles on the subject directly, although there have been articles that touch on the issue. This literature review emphasizes the importance of expanding research on the subject, in order to widen knowledge in the area, especially knowledge aimed at contributing to early childhood education and the professional development of its teachers.
  • A formação continuada de professores para atuação com crianças com deficiência é um tema presente na literatura, pois é um dos aspectos fundamentais para efetivação da inclusão educacional. Entretanto, encontram-se estudos voltados, em sua maioria, particularmente, para a capacitação de professores do Ensino Fundamental. Com esse panorama, esta pesquisa teve como objetivo identificar a ocorrência de artigos cujo objetivo central é a formação continuada de professores de Educação Infantil para a atuação com crianças com deficiência e qual a metodologia utilizada nos programas de formação continuada dessas pesquisas, no período de 1990 a 2012, nos seguintes periódicos: Educação e Pesquisa (USP), Revista Psicologia Escolar e Educacional, Pro-Posições (Unicamp), Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial (UFSM). Após a seleção dos periódicos, foram lidos todos os títulos dos artigos no período considerado. Após a busca pelos artigos, foram lidos os textos completos dos artigos encontrados e analisados de acordo com o objetivo deste artigo. Os resultados indicaram que, no período analisado e com base nos periódicos eleitos para investigação, não há nenhum artigo específico sobre formação continuada para atuação com crianças com deficiência na Educação Infantil. No entanto, foram encontrados artigos que tratam do tema. Esta pesquisa bibliográfica reforça a importância de ampliar as pesquisas acerca do tema para se aprofundar os conhecimentos na área, especialmente aqueles que contribuem para a formação de professores da e para a Educação Infantil.
  • La formación continua de maestros para la actuación con niños con deficiencias es un tema presente en la literatura, pues es uno de los aspectos fundamentales para hacer efectiva la inclusión educacional. Sin embargo, existen estudios en su mayoría dirigidos específicamente hacia la formación de maestros de Enseñanza Fundamental. Frente a ese panorama, esta investigación tuvo como objetivos identificar la aparición de artículos cuyo foco central es la formación continua de maestros de Educación Infantil para actuar con niños con deficiencias y la metodología utilizada en los programas de formación continua de esas investigaciones en el período que va de 1990 a 2012 en los siguientes periódicos: Educação e Pesquisa (USP), Revista Psicologia Escolar e Educacional, Pro-Posições (Unicamp), Revista Brasileira de Educação Especial y Revista Educação Especial (UFSM). Después de la selección de los periódicos, fueron leídos todos los títulos de los artículos del período considerado. Tras la búsqueda de los artículos, fueron leídos los textos completos de los artículos encontrados y analizados de acuerdo con el objetivo de este trabajo. Los resultados indicaron que en el período analizado y con base en los periódicos elegidos para la investigación, no hay ningún artículo específico sobre formación continua para actuación con niños con deficiencias en la Educación Infantil. Sin embargo, se encontraron artículos que tratan del tema. Esta investigación bibliográfica refuerza la importancia de ampliar los estudios acerca del tema para profundizar los conocimientos en el área, especialmente aquellos que contribuyen a la formación de maestros de y para la Educación Infantil.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 44-61, 2014.
Time Duration: 
44-61
Keywords: 
  • educação infantil
  • Formação de Professores
  • criança com deficiência
Source: 
http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p44-61
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114742
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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