You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114745
Title: 
A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar
Other Titles: 
  • Acceso a la información: notas de investigación
  • Information access: research notes
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8920
Abstract: 
  • Introduction: This paper presents preliminary results of the research project "Information access: actions and strategies of the Chamber of Deputies to meet 12.527/2011 Law”. Finally some considerations about the implementation of the Law within the Chamber of Deputies are presented. Objectives: Discuss the matter of public information access after the new Brazilian information access law and his relationship between the theories information policy, information regime and informational state. Methodology: Bibliographic research about several theoretical topics related to information access were raised, for example: the concept of information, information policy, informational state, information regime, electronic government and information asymmetry. Results: The preliminaries data shows a convergence of information policies from many countries, for example, Finland, Canada and South Africa, to a same point, which indicates an increase of transparency and a bigger active disclosure of information public. Conclusion: In Brazilian case, in the relationship between State and citizen, the new information access law means a materialization paradigm change or the concretization de other information regime. The sanction of this law can be interpreted as another step to increase the transparency and the affirmation of democratic relationship between State and society.
  • Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse. Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos. Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira. Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante. Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.
  • Introducción: Presenta los resultados preliminares del proyecto de investigación "El acceso a la información: acciones y estrategias de la Cámara de Representantes para cumplir la Ley 12.527/2011". Presenta algunas consideraciones sobre la aplicación de la Ley de la Cámara de Diputados. Objetivo: Discutir la cuestión del acceso a la información pública después de la promulgación de la nueva ley de acceso a la información a la luz de las teorías sobre la política de información, sistema de información y la información de estado. Metodología: Investigación bibliográfica en la literatura sobre diversos temas teóricos relacionados con el acceso a la información, por ejemplo: el concepto de información, la política de información, el estado de información, sistema de información, el gobierno electrónico y la asimetría de la información. Resultados: Los datos preliminares de este estudio apuntan a una convergencia de las políticas en varios países, como Finlandia, Canadá, Sudáfrica, en el mismo punto, lo que indica una mayor transparencia y una mayor difusión activa de la información pública. Conclusión: En el contexto brasileño, la relación entre el Estado y los ciudadanos, la ley de acceso a la información significa la realización de un cambio de paradigma, o la realización de otra información del sistema. La sanción de esta norma legal se puede entender como un paso hacia la transparencia y la afirmación de las relaciones democráticas entre el Estado y la sociedad.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 117-137, 2014.
Time Duration: 
117-137
Keywords: 
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Mediação da Informação
  • Biblioteca escolar
  • Informação e Tecnologia
  • Ambiente informacional digital
Source: 
http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p117
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114745
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.