Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114870
- Title:
- Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
- Quotidian and Philosophy in High School: mediations
- Silva, Vandeí Pinto da
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1518-7926
- O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.
- 2011
- Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.
- 125-138
- Ensino de filosofia
- Ensino Médio
- Cotidiano e não-cotidiano
- http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114870
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.