You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115319
Title: 
Contribuição de Silvio Romero para o currículo da escola elementar no século XIX
Author(s): 
Gusmão, Emery Marques
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1518-7926
Abstract: 
Apresentamos uma análise da obra História do Brasil Ensinada pela Biografia de seus Heróis - Ensino Cívico - livro para as classes primárias, lançado em 1890 por Silvio Romero pela Livraria Editora Francisco Alves. A obra teve pelo menos nove edições (a oitava datada de 1908 e a nona de 1913), o que sugere algum sucesso num momento em que os livros de leitura e as cartilhas eram os únicos (ou os principais) livros a que os alunos da escola primária tinham acesso. Concebida para “substituir pela biografia a instrução cívica”, Historia do Brasil evidencia a convergência, no século XIX, da produção de saberes acerca da realidade nacional (particularmente no Instituto Histórico e Geográco Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras) com a nacionalização os currículos.
Issue Date: 
2010
Citation: 
Educação em Revista, v. 11, n. 2, p. 01-74, 2010.
Time Duration: 
01-74
Keywords: 
Ensino de História
Source: 
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2321
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115319
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.