Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115319
- Title:
- Contribuição de Silvio Romero para o currículo da escola elementar no século XIX
- Gusmão, Emery Marques
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1518-7926
- Apresentamos uma análise da obra História do Brasil Ensinada pela Biografia de seus Heróis - Ensino Cívico - livro para as classes primárias, lançado em 1890 por Silvio Romero pela Livraria Editora Francisco Alves. A obra teve pelo menos nove edições (a oitava datada de 1908 e a nona de 1913), o que sugere algum sucesso num momento em que os livros de leitura e as cartilhas eram os únicos (ou os principais) livros a que os alunos da escola primária tinham acesso. Concebida para “substituir pela biografia a instrução cívica”, Historia do Brasil evidencia a convergência, no século XIX, da produção de saberes acerca da realidade nacional (particularmente no Instituto Histórico e Geográco Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras) com a nacionalização os currículos.
- 2010
- Educação em Revista, v. 11, n. 2, p. 01-74, 2010.
- 01-74
- Ensino de História
- http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2321
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115319
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.