You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115405
Title: 
A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico: em busca das marcas ideológicas
Author(s): 
Institution: 
  • Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2177-5087
Abstract: 
  • Discusses some aspects of newspaper hypertextual article in order to find their ideological marks. Assumes that the choice of the element of contact with other texts (links), when producing an article reveals the author's ideology and the institution he represents. Intends to offer the less experienced reader of news, conditions to the development of more fruitful reading. Argues that reading is a process of interaction between reader and text and that requires the presence of an active reader, able to construct new meanings. Establishes as a general objective to identify the ideological marks presents in hypertext and its relation to the critical reading of the media. This theme is treated with special attention to its educational aspects, aiming at understanding the reality that educators must become familiar with, in order to turn more effective the processes of education for the media.
  • Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, v. 2, n. 4, p. 91-99, 2011.
Time Duration: 
91-99
Keywords: 
  • Organização da informação
  • Hipertexto
  • Artigo jornalístico
  • Ideologia
Source: 
http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/442
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115405
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.