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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115550
Title: 
Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
Author(s): 
Damada, Gabrieli
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Tradicionalmente, o aprendiz de uma língua estrangeira busca entender um texto nessa língua, palavra por palavra, para construir a interpretação de um texto. Essa postura dificulta o desenvolvimento da aprendizagem da língua estudada, pois todo o idioma tem colocações (collocations), combinações fixas mais usadas e preferidas em relação a outras construções. Embora essas colocações se acomodem na mente do falante nativo de maneira natural, acabam por dificultar a fluência por parte dos aprendizes de língua inglesa, como língua estrangeira. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo descrever algumas colocações da língua inglesa por meio da Teoria dos Esquemas de Imagem vinculada ao modelo da Linguística Cognitiva. Pretendemos mostrar por meio das análises das colocações que o conceito de linguagem corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e a Teoria da Simulação (BERGEN, 2012) contribuem de maneira efetiva para a concretização da aprendizagem do inglês. As colocações analisadas provêm de um corpus extraído de textos jornalísticos, anúncios publicitários (disponíveis na Internet) e situações de uso do inglês. Espera-se que este trabalho ofereça subsídios para que se possa considerar o aprendizado das collocations, como um elemento importante no ensino de inglês a falantes do português
  • Traditionally, a foreign language learner tries to understand a text in the target language taking into account the meaning of word by word in order to interpret the text. This kind of behavior makes the development of the learning process more difficult as all languages have collocations, fixed combinations that are more used and preferred than other kinds of structures. Even though these collocations settle in the native speaker’s mind in a natural way, they hinder the fluency in English of people who are learning it as a foreign language. Therefore, this research study aims to describe some English collocations through the Image Schema Theory linked to the model of Cognitive Linguistics. We also intend to demonstrate, through the analyses of collocations, that the concept of embodied language (LAKOFF; JOHNSON, 1980) and the Simulation Theory (BERGEN, 2012) effectively contribute to the learning of English. The collocations analyzed are taken from a corpus of newspaper texts, advertisements (available on the Internet), and examples of English usage. Moreover, this research study aims to contribute to the view of collocation learning as an important aspect of the English teaching process to Portuguese speakers
Issue Date: 
23-Apr-2014
Citation: 
DAMADA, Gabrieli. Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
Time Duration: 
97 f. : il. (algumas color.)
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Linguística
  • Linguagem
  • Língua inglesa
  • Língua inglesa - Estudo e ensino
  • Linguistics
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115550
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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