Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116065
- Title:
- O sentido da história para a École des Annales
- Oliveira, Ana Fernanda Inocente
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Esta pesquisa tem como objetivo revelar as contribuições historiográficas da primeira geração da Ecole des Annales para compreensão da realidade social, buscando demonstrar qual o sentido da historia para este movimento. Vai, ainda, ao longo do trabalho demonstrar a presença de elementos da primeira geração nas gerações atuais dos Annales. Por ultimo, revelarà a importância e atualidade que o novo campo semântico e a nova narrativa histórica proposta pela primeira geração dos Annales possui para a compreensão da realidade social dos dias de hoje. Procuramos aqui destacar como a narrativa de testemunho e a historia das mentalidades na historiografia são a herança dos Annales (primeira geração), considerando e respeitados todos os diferentes rumos e caminhos tomados pelos posteriores diretores da corrente, mas ressaltando que elementos e noções introduzidas por Febvre e Bloch foram de fundamental importância para a construção de uma narrativa que procura compreender a realidade social, agora, à partir de uma visão mais global – a historia total -, atendo-se não mais somente no fenômeno politico mas, sobretudo, aos sujeitos, todos eles, responsáveis pela sua construção, incluindo em especial as “massas anônimas”. A pesquisa valeu-se da investigação de bibliografias dos historiadores vinculados à corrente historiográfica, bem como de seus interpretes e, por ultimo, de documentos de correspondências referentes à primeira geração. A investigação à partir das correspondências foi possivel através de um estagio doutoral realizado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales
- 31-Mar-2014
- OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. O sentido da história para a École des Annales. 2014. 162 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
- 162 f. : fots.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ciências sociais
- História
- Historia - Metodologia
- Historiografia
- Social sciences
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/116065
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.