You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117942
Title: 
Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola
Author(s): 
Abreu, Karina Harumi de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O trabalho buscou investigar como uma revista de grande circulação entre os professores do ensino básico trata a questão da relação entre escolafamília. O motivo pelo qual buscamos pesquisar sobre o assunto é o fato dos professores recorrerem a este tipo de material, que acaba normatizando a sua prática. No entanto, será esta leitura adequada? Qual a real contribuição da revista? Fazendo uma comparação com a literatura científica o que poderemos constatar? Como metodologia foi feita uma análise documental das Revistas Nova Escola durante os últimos 5 anos, do período de junho de 2006 à junho de 2010. Analisou-se todas as revistas correspondente ao período indicado e selecionado somente os artigos que falavam sobre a relação escola-família. Posteriormente foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos através da Análise de Conteúdo dos mesmos, analisando os dados à luz do embasamento teórico sobre o assunto, fazendo uma comparação com a literatura. Observou-se com a pesquisa que embora a quantidade de reportagens abordando o assunto família-escola fosse em pequena quantidade, eram muito coerentes e continham embasamentos teóricos indiretos.
Issue Date: 
2010
Citation: 
ABREU, Karina Harumi de. Análise da relação instituição escolar e família na revista Nova Escola. 2010. iii, 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
Time Duration: 
iii, 33 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Psicologia educacional
  • Família
  • Pai e filhos
  • Relação família-escola
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/117942
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.