Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118052
- Title:
- Autoeficácia de professores do ensino fundamental: um estudo a partir dos memoriais de formação
- Andrade, Naiá Fernandes de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- The practice of teaching is a complex, dynamic and challenging. Several obstacles are faced by educators, among them, excessive workload, classrooms with large numbers of students, reducing the support team manager etc. These experiences call into question the belief that such teachers have in their own ability to teach and motivate your students, including those with the greatest difficulties. Studies show that this belief, called self-efficacy, mediates the action of teachers and are related to the goals, persistence and motivation of teachers. The teacher self-efficacy is formed by direct experience, by observation, persuasion and psychophysiological states. The objective of the study is to identify aspects of the formation of self-efficacy teacher in-service teacher. This is a documentary study, after online search using the keywords memorials training and school as keywords, was found eight jobs at the State University of Campinas, two of which were dropped from the analysis due to not meeting the pre-established criteria. The data were organized into spreadsheets for analysis specifically designed for the study, considering the theoretical framework proposed by Bandura (1997) and Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy (2001). The results indicate that family support throughout schooling, the role of teachers as models from basic education and teaching experiences are widely cited in memorials analyzed. These results offer from further reflections, indicating contribute to discussions on the formation and performance of teachers regarding the ability to teach, especially in the early years of elementary school
- A prática de ensinar é uma atividade complexa, dinâmica e desafiadora. Diversos obstáculos são enfrentados pelos educadores, entre eles, excessiva carga horária de trabalho, salas de aula com grande número de alunos, reduzido suporte da equipe gestora etc. Essas experiências colocam em questão a crença que tais professores possuem em sua própria capacidade de ensinar e motivar seus alunos, inclusive àqueles com maiores dificuldades. Estudos mostram que essa crença, denominada de autoeficácia, é mediadora da ação dos professores e está relacionada com as metas estabelecidas, a persistência e a motivação docente. A autoeficácia docente é constituída pelas experiências diretas, pela observação, persuasão e estados psicofisiológicos. O objetivo do estudo consiste em identificar aspectos ligados à constituição da autoeficácia docente de professores em serviço. Trata-se de um estudo documental que, após busca online utilizando os descritores “memorial de formação” e “ensino fundamental” como palavras-chave foram encontrados oito trabalhos da Universidade Estadual de Campinas, dos quais dois foram descartados da análise em função de não atenderem aos critérios préestabelecidos. Os dados foram sistematizados em planilhas de análise especificamente desenhadas para o estudo, considerando o referencial teórico proposto por Bandura (1997) e Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy (2001). Resultados indicam que o suporte da família ao longo da escolarização, a atuação de professores como modelos desde a educação básica e as experiências de ensino vivenciadas diretamente como docentes estão amplamente citadas nos memoriais analisados. Esses resultados oferecem, a partir de reflexões mais aprofundadas, indicativos que contribuem para as discussões sobre a formação e atuação de docentes no que tange à capacidade para ensinar, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental
- 2013
- ANDRADE, Naiá Fernandes de. Autoeficácia de professores do ensino fundamental: um estudo a partir dos memoriais de formação. 2013. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 39 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ensino fundamental
- Auto-eficácia
- Professores - Formação
- Memoria
- Psicologia educacional
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118052
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.