You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118345
Title: 
Avaliação do potencial de sistemas nanoestruturados inovadores para incorporação de extrato seco de chá verde (Camellia sinensis): estudo da estabilidade físico-química e das atividades antioxidante e despigmentante in vitro
Author(s): 
Bombardelli, Raisa Lana Ávila
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
A utilização de extratos vegetais tem sido considerada uma forte tendência no desenvolvimento de formulações dermocosméticas, uma vez que podem apresentar diversas ações, como antioxidantes e despigmentantes, atuando tanto contra os processos de envelhecimento como hiperpigmentação da pele. Dentre as plantas que apresentam tais propriedades, o chá verde se destaca devido a sua riqueza em compostos polifenólicos e taninos condensados. O extrato seco de chá verde obtido através da extração com uma solução de acetona 70% apresenta o maior teor de fenólicos e flavonoides, mas pouca diferença quando comparado com o obtido de uma solução de acetona 50%. A alta concentração desses compostos no extrato seco é responsável pela ótima ação antioxidante do chá verde, tornando-o capaz de inibir 50% dos radicais livres do meio com apenas 4,62 µg/mL quando em solução metanólica. Entretanto, a sua atividade despigmentante não se torna evidenciada, com apenas 1,93% de ação com a mesma concentração de chá verde. Este extrato seco, quando incorporado a sistemas nanoestruturados como os sistemas líquido-cristalinos estabilizados com Procetyl AWS® passa a ter uma ação antioxidante potencializada, alcançando uma inibição de radicais livres em até, aproximadamente, 72%, enquanto sua capacidade despigmentante não é demonstrada, apresentando uma inibição de tirosinase de, no máximo, 0,88%. A caracterização estrutural foi realizada por meio de análises de microscopia de luz polarizada, comportamento reológico e perfil de textura das formulações. Para o estudo de estabilidade foram empregadas avaliação visual, centrifugação e pH. A atividade antioxidante foi determinada com base na ação seqüestrante do radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazila (DPPH) e a ação despigmentante in vitro, avaliada quanto à inibição da tirosinase, pelo método enzimático... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Issue Date: 
2012
Citation: 
BOMBARDELLI, Raisa Lana Ávila. Avaliação do potencial de sistemas nanoestruturados inovadores para incorporação de extrato seco de chá verde (Camellia sinensis): estudo da estabilidade físico-química e das atividades antioxidante e despigmentante in vitro. 2012. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.
Time Duration: 
60 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Chá verde
  • Antioxidantes
  • Taninos
  • Flavonoides
  • Cristais líquidos
  • Diagramas de fase
  • Reologia
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118345
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.