You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118428
Title: 
Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários
Author(s): 
Bueno, Michelle Cristina
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre estagiários de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, que os recebem em suas salas de aula. Mais especificamente, tem-se o objetivo de investigar os processos de aprendizagem que ocorrem no encontro entre duas gerações profissionais docentes. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira são estruturadas as relações estabelecidas entre professor titular e estagiário na escola, como ocorrem os primeiros contatos entre as duas partes, que vínculos são então estabelecidos e que relações formativas se desenvolvem no cotidiano do estágio. Tais percepções foram propiciadas pelas entrevistas e observações realizadas e analisadas sob ótica das “relações intergeracionais na docência” (SARTI, 2009), que pressupõem atenção especial a algumas categorias, tais como: geração (MANNHEIN, 1982), identidade e ciclo de vida profissional docente (HUMBERMAN, 1992; TARDIF, 2010). A pesquisa possibilitou análises que sugerem que o fator geração profissional deva ser sempre balizado com informações sobre a história de vida profissional dos sujeitos, já que, de acordo com os dados reunidos,tais experiências pessoais exercem influências em suas relações com as novas gerações profissionais. A partir desta investigação, foi possível perceber que as relações intergeracionais na formação docente envolvem fatores sutis e importantes, que dizem respeito a aspectos relativos à geração profissional dos sujeitos, mas também a sua geração social (MANNHEIN, 1982) e ao ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1992). Esse conjunto de fatores exercem influências significativas para os contatos formativos entre estagiários e professores experientes no magistério
Issue Date: 
2012
Citation: 
BUENO, Michelle Cristina. Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários. 2012. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
Time Duration: 
99 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Estagios supervisionados
  • Relações trabalhistas
  • Relações entre gerações
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118428
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.