Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118447
- Title:
- Aprendendo com alegria: prazer e autonomia na escola
- Cabral, Thiago Baptistella
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar sob os aspectos da autonomia e do prazer pelo aprender, aspectos metodológicos do projeto “Aprendendo com Alegria”. Este projeto foi desenvolvido entre 29/03/2007 a 18/06/2008, e propôs-se contribuir para melhorar as relações de alunos com problemas de comportamento. Participaram de três a seis alunos nas suas diferentes etapas e/ou ciclos. Os dados da pesquisa foram construídos por meio de entrevistas com os pais, com os respectivos professores, com a diretoria da escola e da observação dos encontros semanais com os alunos, quando se realizaram as atividades. Os resultados revelam relação entre as estratégias utilizadas no decorrer do projeto (carinhas, conversas com os pais, caixinha dos segredos, temas geradores, entre outras) e a mudança no comportamento dos alunos em aspectos como cooperação, autonomia, diálogo e solidariedade. As conclusões básicas que se chegou evidenciam a necessidade de verdadeiro diálogo entre professor e aluno e práticas mais colaborativas dentro da sala de aula
- 2008
- CABRAL, Thiago Baptistella. Aprendendo com alegria: prazer e autonomia na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Metodologia
- Ensino fundamental
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118447
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.