Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118489
- Title:
- Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica
- Campos, Caroline Rosa de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este estudo teve como objetivo compreender como alunos que não se adaptam à rotina da escola são avaliados e diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem por professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Buscou-se também analisar como esses alunos são escolhidos, diante do alto índice de diagnosticação de crianças e adolescentes que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Partimos do pressuposto de que nestes diagnósticos os processos sociais são desconsiderados, reduzindo o comportamento dos alunos a uma doença genética e patológica. Para isso a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos para a coleta de dados. Primeiramente o conteúdo foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da literatura como suporte a compreensão do fenômeno estudado. Também se utilizou de entrevistas estruturadas com professoras do ensino fundamental I. Na análise dos dados foi possível compreender que a abordagem biológica, a cerca dos distúrbios de aprendizagem, é muito presente no âmbito escolar e tem influenciado a realização de diagnósticos e consequentemente podendo levar as crianças ao consumo de medicamentos e, desta forma, desconsiderando o processo sócio-político que envolve a educação, transferindo a elas a responsabilidade da não aprendizagem
- 2013
- CAMPOS, Caroline Rosa de. Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 61 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Psicologia da aprendizagem
- Disturbios da aprendizagem
- Pratica de ensino
- Ensino fundamental
- Ensino de primeiro grau
- Distúrbios da aprendizagem - Diagnóstico
- Disturbio da falta de atenção com hiperatividade
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118489
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.