Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118500
- Title:
- Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
- Campos, Tatiane Aguilar de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O trabalho realizado teve focalizou o potencial dos estágios supervisionados de prática de ensino enquanto dispositivo de formação, capaz de suscitar reflexões por parte dos estudantes de licenciaturas. Buscou-se identificar as principais reflexões apresentadas pelos estagiários (sobre o trabalho docente, sobre o ensino, sobre a escola, os alunos, etc.) após a vivência supervisionada no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, por meio do estudo dos relatórios de estágio, focalizando-os em seu conteúdo. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a experiência vivida no ambiente escolar, despertou nos estagiários importantes reflexões sobre a prática docente. Eles apontaram questões que os afligiram relacionando a teoria estudada na universidade com a experiência vivida no ambiente escolar. Considera-se que esses pontos destacados nos relatórios assumem destacada importância para essa fase inicial de formação docente e podem favorecer o estabelecimento, no futuro profissional, de uma relação mais reflexiva com a docência
- 2013
- CAMPOS, Tatiane Aguilar de. Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 35 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Professores - Formação
- Pratica de ensino
- Estagios supervisionados
- Reflexão (Filosofia)
- Experiencia de vida
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118500
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.