You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118673
Title: 
Ciências no ensino fundamental I: reflexões sobre a experimentação como estratégia didática
Author(s): 
Christofoletti, Bruna
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Neste trabalho analisamos a experimentação didática no ensino de Ciências, discutindo possibilidades didáticas e implicações. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise da experiência didática pessoal da autora, num viés qualitativo de características autoetnográficas da atividade docente em si. Foram analisados os projetos de aulas de Ciências elaborados tendo em vista uma sala do 5º ano do ensino fundamental I, com diferentes estratégias didáticas, tendo como foco as experiências: (a) a construção de um terrário, (b) a construção de um filtro de água e (c) um experimento sobre erosão do solo e (d) a realização de um experimento sobre reciclagem. A análise permite considerar que a experimentação didática pode fomentar um ambiente mais lúdico, com possíveis implicações positivas para o interesse dos alunos pelo aprendizado de Ciências e, sobretudo, para o enriquecimento das atividades de ensino
Issue Date: 
2013
Citation: 
CHRISTOFOLETTI, Bruna. Ciências no ensino fundamental I: reflexões sobre a experimentação como estratégia didática. 2013. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
Time Duration: 
69 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ciencia - Estudo e ensino
  • Ensino fundamental
  • Pratica de ensino
  • Ciencia - Experiencias
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118673
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.