Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118674
- Title:
- Análise comparativa de duas versões do conto de Cinderela: a de Charles Perrault e a dos Irmãos Grimm
- Christofoletti, Camila Fontanetti
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A importância que é atribuída ao ato da leitura serviu como princípio para nortear este estudo, que se utiliza do conto da Cinderela para aprofundar a reflexão a respeito da relação entre o tipo de leitores que estamos formando e aquele que desejamos formar. Sistematizando, por meio da teoria de Vladimir Propp, nossa análise das versões de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm do conto de Cinderela, obtemos importantes conclusões a respeito de como o conto se contextualiza de acordo com as sociedades vigentes. Desse modo, este estudo permitiu o aprofundamento necessário para que nós, como profissionais responsáveis pela formação do sujeito e do leitor, nos atentemos a aspectos e valores contidos em cada versão do conto e que nos esforcemos em trabalhá-los junto aos nossos educandos. Retomamos ainda algumas produções contemporâneas a respeito do enredo da Gata Borralheira, para situar a concepção que fazemos deste conto e desta personagem ainda hoje. As reflexões finais ficaram responsáveis por apresentar algumas possibilidades de trabalho que o educador pode pensar para levar para a sala de aula
- 2011
- CHRISTOFOLETTI, Camila Fontanetti. Análise comparativa de duas versões do conto de Cinderela: a de Charles Perrault e a dos Irmãos Grimm. 2011. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
- 78 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Perrault, Charles, 1628-1703
- Grimm, Jacob, 1785-1863
- Grimm, Wilhelm, 1786-1859
- Propp, V. Ia. (Vladimir Iakovlevich), 1895-1970
- Literatura infantojuvenil
- Leitura
- Contos de fadas
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118674
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.