You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118724
Title: 
Registros em sala de EJA: instrumentos para a vida e aprendizagem
Author(s): 
Corbanezi, Camila Cristina Noviscki
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este estudo foi desenvolvido a partir da atuação, como educadora-bolsista, em uma sala de aula possibilitada pelo projeto EJA/PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência) assim, a partir da vivência junto às práticas escolares diárias e na busca de novas formas de ensinar os conteúdos escolares foi elaborado este estudo que visa refletir sobre as práticas da escrita e os sentidos que os alunos da EJA vão atribuindo a esse ato. As práticas aqui trazidas referem-se às práticas de registros escritos e da oralidade em sala de aula, que desafiam para outros olhares, principalmente por se tratar de jovens e adultos pouco ou não escolarizados. Para pensar a importância dos registros em sala de aula, que é o objeto principal deste estudo, parte-se de alguns apontamentos sobre a oralidade, na e pela oralidade; assim vai se delineando o objeto do estudo. Como referenciais teóricos foram escolhidos autores como Ana Maria de Oliveira Galvão, Anabela Brito de Freitas Mimoso, Valdemir Miotello, Elizabeth Vencio, entre outros que fazem referência à oralidade vinculada às práticas de escrever; nesses autores, busco estabelecer um espaço para a mesma aprendizagens em sala de aula. São referências também autores como João Wanderlei Geraldi e Paulo Freire que pontuam e defendem que a aprendizagem da escrita deve ser um processo com sentido para o aluno. O trabalho contempla como material de análise os registros elaborados a partir de experimentações em uma sala de educação de jovens e adultos, envolvendo a oralidade, e os registros escritos, produzidos pelo grupo, em um caderno denominado “Caderno de Registro das Aprendizagens”; nele, os registros eram feitos, ao final das aulas, pelas alunas e pelas educadorasbolsistas. O trabalho apresenta algumas considerações acerca da oralidade, reconhecendo sua presença e importância na produção da escrita na sala de aula, da sala de aula para a vida dos alunos na EJA
Issue Date: 
2011
Citation: 
CORBANEZI, Camila Cristina Noviscki. Registros em sala de EJA: instrumentos para a vida e aprendizagem. 2011. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
Time Duration: 
54 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação de adultos
  • Diarios
  • Aprendizagem de adultos
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118724
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.