Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118757
- Title:
- Dança e educação: a arte em incluir
- Costa, Carla Eduarda Dias da
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O trabalho proposto irá destacar as possibilidades que a Dança traz para o aluno com necessidades educativas especiais em sua inserção escolar, seus elementos de desenvolvimento, na busca de romper assim modelos e paradigmas que a sociedade por anos tenta conservar. As revisões literárias irão compor todo o procedimento metodológico, resultando então em uma pesquisa bibliográfica. Arte e educação poderão apontar que podem produzir conhecimentos científicos e significativos. Nesse sentido, a Dança tornará um subsídio que tende a facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. A inclusão atualmente adentra-se em um caminho social, cultural, político e educacional e assim exige atuações que inovem todo esse processo. A escola poderá se utilizar dessa inovação, juntamente com o educador? Assim o trabalho explicitará que a Dança possui funções que desenvolverá esse processo, pois essa poderá então favorecer nesse processo buscando inovar e criar identidades. Então é necessário buscar a compreensão dessa arte, para que se torne significativa e produza conhecimentos, podendo assim criar novos sentidos de viver as pessoas com deficiência. Por fim pretendo mostrar que a Dança possui ações, movimentos e expressões que são elementos que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, proporcionando assim aos alunos com necessidades educativas especiais uma visão do meio em que vivem, sabendo respeitar seus limites. Nesse sentido, a Dança apontará que possui capacidades de nos revelar que a arte não se encontra no que é belo, mas no que é sentido
- 2012
- COSTA, Carla Eduarda Dias da. Dança e educação: a arte em incluir. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
- 52 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Dança
- Educação especial
- Inclusão social
- Arte e educação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118757
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.