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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118918
Title: 
O movimento Escola Nova e o discurso sobre a autonomia do professor
Author(s): 
Dotson, Juliana Eduarda Anderson
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • This research has the objective of identifying the possible influences of the Movement entitled “New School” on discussions of the autonomy of the teacher. Understanding the importance of the Movement in relation to changes of concepts about teaching and the work of the teacher, this study seeks to identify, through bibliographic research, the beginnings of the idea of teacher autonomy in the discussions of “new school” education, especially in reference to the possibility of teachers choosing their work methods. This work will also identify connections between those discussions and more recent discussions about teacher professionalism, which emphasize teacher autonomy. In this sense, it was possible to identify the development of this issue of professional competencies. The study also analyzes the application of the concept of autonomy on Brazilian soil between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century as well as its current use. The research thus explores the concept of Teacher Autonomy in various historical settings
  • Essa pesquisa tem por objetivo identificar as possíveis influências do Movimento intitulado como “Escola Nova” no que se refere aos discursos sobre a autonomia do professor. Entendendo a importância do Movimento no sentido de intentar mudanças nas concepções sobre o ensino e no trabalho do professor, o presente estudo busca por meio de pesquisa bibliográfica, identificar indícios da presença da ideia de autonomia docente no discurso educacional escolanovista, especialmente no que se refere às possibilidades dos professores escolherem seus métodos de trabalho. Também se intenta identificar ligações entre aqueles discursos e os discursos mais atuais sobre a profissionalização do magistério, que enfatizam a autonomia do professor. Nesse sentido, foi possível destacar o desenvolvimento da questão das competências profissionais nessa relação. O estudo também analisa a aplicação do conceito de autonomia em solo brasileiro entre o final do século XIX e início do século XX, bem como aplicação utilizada atualmente. O estudo explora, pois, o conceito de Autonomia docente em momentos históricos diferenciados
Issue Date: 
2014
Citation: 
DOTSON, Juliana Eduarda Anderson. O movimento Escola Nova e o discurso sobre a autonomia do professor. 2014. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
Time Duration: 
38 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Escola nova
  • Autonomia
  • Professores
  • Competências essenciais
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118918
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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