You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118992
Title: 
Entendendo a pressão arterial
Author(s): 
Feliciano, Luciana Maria
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este trabalho teve o objetivo elaborar e produzir uma cartilha informativa com noções fisiológicas básicas envolvidas no controle da pressão arterial, bem como a descrição da hipertensão e prevenção destinadas a alunos a partir do Ensino Médio, pois além da hipertensão arterial ser uma doença crônica que se caracteriza pela elevação da pressão arterial sistêmica persistente e compor um dos fatores de risco cardiovasculares mais importantes e comuns, apresentando altos índices de morbidade e mortalidade em todos os grupos populacionais, o conceito de pressão arterial e a importância da manutenção dos níveis pressóricos normais devem ser difundidos, a fim de auxiliar no autocuidado com a saúde. Para a formulação adequada da cartilha realizou - se um estudo prévio com 60 alunos de Ensino Médio de uma escola municipal de Botucatu, e através de um questionário avaliamos quantitativamente e qualitativamente por análise de conteúdo: vocabulário, conceitos, interesse sobre pressão arterial e temas interligados. Os dados gerados na análise de conteúdo propiciaram a formulação da cartilha
Issue Date: 
2008
Citation: 
FELICIANO, Luciana Maria. Entendendo a pressão arterial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Hipertensão
  • Ciências biológicas -Ensino médio
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118992
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.