Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119108
- Title:
- Projetos de extensão em dança da UNESP/Rio Claro: contribuições à formação profissional dos estudantes de Educação Física
- Fosaluza, Natássia Costanza
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- The Projects of Extension in dance of the State University of São Paulo- Campus Rio Claro in 1994 and 1995 with the Dance Companies: Éxciton and Contratempo respectively. From this moment, the dance has always been present on the campus of Rio Claro, is participating actively in group or even as spectators of the many presentations. This research aims to understand and analyze the influence at the participants professional formation of the two companies, already graduated and working since the Dance Companies from the beginning until today. For the development of this study will be conducted qualitative research involving literature and area of study research. The technique used for the collection is a questionnaire with open and closed questions. The research subjects students trained by Physical Education Department of the State University of São Paulo - Campus Rio Claro, active in this area of academic formation, with one participant from each Dance Company in each year of existence. Data analysis will be based on the technique of content analysis proposed by Bardin (2010). The results found that the extension projects contribute to the professional acting, because they enable exchange of experience, acquisition and incorporation of new knowledge, different from previously built on a broad vision of dance. This new framework allows the development of education/ teaching/ methodology, enabling the contact since graduating with professional practice and obtaining safety and confidence to act in the labor maker
- Os projetos de extensão em dança da Universidade Estadual Paulista/Campus Rio Claro surgem em 1994 e 1995 com as Companhias: Éxciton e Contratempo respectivamente. A partir deste momento, a dança sempre esteve presente no Campus de Rio Claro, sejam participando ativamente do grupo ou mesmo como espectadores das muitas apresentações. Esta pesquisa pretende conhecer e analisar a influência na formação profissional de participantes das duas companhias, já formados e atuantes no mercado desde o início das mesmas até o presente ano. Para o desenvolvimento deste estudo será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A técnica utilizada para coleta de dados na pesquisa de campo será o questionário, com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa serão alunos formados pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista/Campus Rio Claro, atuantes no mercado de trabalho nesta área de formação, sendo um participante de cada companhia em cada ano da existência das mesmas. A análise dos dados se dará a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados constataram que os projetos de extensão contribuem para a atuação profissional, uma vez que possibilitam trocas de experiências, aquisição e incorporação de novos conhecimentos, em uma visão ampla de dança. Este novo contexto permite o desenvolvimento do processo de ensino/didática/metodologia, possibilitando desde a graduação o contato com a prática profissional e obtenção de segurança e confiança para atuar no mercado
- 2012
- FOSALUZA, Natássia Costanza. Projetos de extensão em dança da UNESP/Rio Claro: contribuições à formação profissional dos estudantes de Educação Física. 2012. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
- 58 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Dança
- Educação fisica
- Formação profissional
- Dança - Influência
- Extensão universitaria
- Rio Claro (SP)
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119108
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.