You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119238
Title: 
Organização curricular e novas tecnologias de ensino do atletismo na escola
Author(s): 
Germano, Vitor Abdias Cabót
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: Atualmente a Educação Física Escolar vem passando por grandes mudanças como, por exemplo, a implementação de uma proposta curricular para as escolas da rede estadual de ensino. No entanto, a falta conhecimentos sob os temas abordados, faz com que os professores trabalhem apenas conteúdos que apresentam um maior domínio o que torna, muitas vezes, as aulas de Educação Física em aulas exclusivamente de esportes coletivos (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), deixando de lado outros componentes da cultura corporal. Diante disso, esse trabalho propõe apresentar algumas possibilidades para o atletismo na escola, de modo a buscar a responder as seguintes questões. O que os alunos devem saber sobre o atletismo na escola? Quais valores o atletismo pode acrescentar para estes alunos? O que os alunos devem saber fazer do atletismo? Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma proposta curricular de atletismo para as aulas de Educação Física na escola do 6°, 7°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental (3º ciclo). Essas informações foram extraídas de entrevistas realizadas com professores especialistas em Atletismo e Educação Física escolar. Além disso, buscou-se construir um vídeo didático, para o 6°ano, sobre a apresentação das provas do atletismo. Metodologia: A metodologia de pesquisa utilizada para este estudo foi do tipo qualitativa e descritiva, pois consistiu na entrevista com docentes especialistas em Educação Física escolar e/ou Atletismo, e na elaboração de material didático e audiovisual. Conclusão: Todos os entrevistados bem como as propostas curriculares, enfatizaram a importância se reconhecer todas as provas do Atletismo
Issue Date: 
2011
Citation: 
GERMANO, Vitor Abdias Cabót. Organização curricular e novas tecnologias de ensino do atletismo na escola. 2011. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
Time Duration: 
46 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Atletismo
  • Tecnologia educacional
  • Curriculos
  • Educação física - Estudo e ensino
  • Material didático
  • Athletics
  • Educational technology
  • Physical education and training - Study and teaching
  • Teaching - Aids and devices
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119238
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.