Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119348
- Title:
- Sensações Arquitetônicas: além do que a visão alcança
- Grejo, Natalia Sarno
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O presente trabalho trata de uma Avaliação Pós Ocupação (APO) e uma avaliação da percepção ambiental dos usuários do Lar Escola Santa Luzia para Cegos, localizado na cidade de Bauru-SP. De maneira geral, a percepção humana tende a valorizar e utilizar mais o sentido da visão, porém é de extrema importância que os demais sentidos sejam também explorados. Por não ter o sentido da visão o deficiente visual desenvolve mais os outros sentidos, aguçando-os, o que lhe permite vivenciar experiências únicas de diferentes sensações. A arquitetura, como forma de arte, deve buscar não apenas ser “vista”, mas sim experimentada, pelo tato, olfato, audição, sensações térmicas, entre outros fatores cognitivos. A pesquisa se constituiu do levantamento de dados sobre o funcionamento da entidade, dos aspectos técnicos, funcionais e da percepção que os usuários têm do ambiente, e a maneira que se relacionam e se comportam nele. A APO, através de visitas exploratórias, dados coletados e entrevistas com usuários, nos permite conhecer as necessidades e opiniões das pessoas que vivenciam o espaço diariamente. As avaliações de percepção nos levam ao conhecimento do mundo sensitivo dos deficientes visuais, de que maneira seus sentidos atuam para que se localizem e se movimentem em edifícios, ruas e na cidade em geral. Como resultado final uma proposta projetual foi desenvolvida a fim de criar um espaço onde os deficientes visuais possam realizar atividades de convivência, culturais e didáticas de maneira adequada
- 2011
- GREJO, Natalia Sarno. Sensações Arquitetônicas: além do que a visão alcança. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Percepção
- Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes
- Cegos - Orientação e mobilidade
- Escolas
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119348
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.