Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119404
- Title:
- Os efeitos de sentido nos textos de Bob Dylan: mito ou ídolo?
- Hayashi, Gabriel José Innocentini
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Bob Dylan sempre foi identificado como um cantor de protesto, considerado o ícone, o Porta Voz de sua Geração. No entanto, em suas entrevistas ao longo de sua carreira, ele fez questão de refutar tais etiquetas. Esta pesquisa pretendeu compreender a construção do mito Bob Dylan pela mídia, expresso nas formações discursivas das entrevistas e das letras das canções de protesto e examinar a organização dos sentidos de suas entrevistas. O estudo do contexto da época - o período dos anos 1960 nos Estados Unidos da América - permitiu aprofundar a discussão, compreendendo os motivos pelos quais existe um conflito entre o que Bob Dylan faz e o que ele fala. A análise semiótica greimasiana foi o instrumento adotado para desvelar - ou, em uma perspectiva sempre cética como convém à ciência como convém à ciênciaq, para oferecer subsídios que ajudem a explicar a postura contrastante entre o significado das letras e as declarações nas entrevistas. Ao final da pesquisa espera-se ter contribuído para que a relação entre artista e público, mediada pelos meios de comunicação, seja pensada de maneira menos ingênua e mais aprofundada, discutindo a formação de mitos e como eles explicam determinados comportamentos na sociedade
- 2010
- HAYASHI, Gabriel José Innocentini. Os efeitos de sentido nos textos de Bob Dylan: mito ou ídolo?. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Greimas, Algirdas Julien, 1917-
- Dylan, Bob, 1941-
- Semiotica
- Rock
- Comunicação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119404
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.